O conceito de mobilidade urbana mostra o impacto dos deslocamentos nas cidades na qualidade de vida da população. Essa temática se interliga também com a produtividade, segurança e o lazer em espaços urbanos.
Neste contexto, o transporte público coletivo tem papel como protagonista para o desenvolvimento de uma região. Se você é gestor público, trabalha com frotas de ônibus ou é um cidadão que vive em comunidade, leia este artigo para compreender como a mobilidade urbana influencia na rotina de centros urbanos.
Mobilidade urbana: afinal, o que é isso?
O termo mobilidade urbana está relacionado com a capacidade de deslocamento das pessoas em uma região. Essa definição está relacionada com qualquer maneira de locomoção, seja a pé, de bicicleta, de carro, de ônibus…
Esta é uma discussão importante e cada vez mais relevante. Cada vez mais as pessoas buscam viver em um local que agregue qualidade de vida, incluindo a maneira como será realizado cada deslocamento.
O tempo gasto no trânsito é um problema que a população vive diariamente. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, constatou que 36% dos brasileiros que vivem em cidades com mais de 250 mil habitantes passam 1 hora no trânsito.
Outro dado importante é o impacto na produtividade. Mais de 50% dos entrevistados disseram que o rendimento é afetado devido o tempo gasto no trânsito.
Esses dados são impactantes, mas mostram a realidade do Brasil. Como as cidades se desenvolverão se a população está com a produtividade prejudicada pela fragilidade da mobilidade urbana?
Relação — veículo particular e mobilidade urbana
Como vimos anteriormente, o tempo gasto no trânsito é considerável no país. Esta é uma realidade constatada e vivida diariamente. Talvez, você mesmo seja uma pessoa que passa por esse problema.
O incentivo aos veículos particulares está diretamente relacionado com isso. Quanto mais pessoas estão se deslocando em seus carros, maior é o fluxo.
O planejamento urbano não previu a quantidade de veículos que vemos atualmente nas ruas. Por isso, os congestionamentos acontecem e são cada vez mais frequentes, até mesmo em cidades médias.
O transporte individual impacta em algumas consequências para a mobilidade urbana:
- Fluxo limitado;
- Aumento do número de carros aumenta os índices de acidentes;
- Poluição;
- Sobrecarga de rodovias.
Ou seja, o uso de veículos particulares para a mobilidade urbana não é uma opção viável. Se analisarmos, ela até pode trazer um maior conforto inicial, mas, devido à quantidade de fluxo atual, piora a produtividade e a qualidade de vida. Por isso, o ideal é encontrar soluções coletivas que sejam inteligentes.
Relação — transporte público coletivo e mobilidade urbana
Uma das soluções viáveis para o problema da mobilidade urbana no Brasil é o transporte público coletivo.
A pesquisa “Os grandes números da mobilidade urbana” realizada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos trouxe dados surpreendentes. Quase 30% da população de cidades com mais de 60 mil habitantes utilizam o transporte público, enquanto 26% utilizam o transporte individual.
Dos quase 30%: 85,7% utilizam ônibus e 14,3% utilizam transporte de trilhos ou outros. O desafio do transporte público coletivo é ser atrativo para quem utiliza carros particulares para o deslocamento.
Existem caminhos para crescer a procura pelo transporte público coletivo no Brasil. Os ônibus, mais especificamente, são soluções para melhorar a mobilidade urbana na Brasil.
Porém, as frotas precisam ser eficientes e inteligentes para ser atraente ao restante da população que ainda não utiliza esse meio de transporte. Dessa forma, a mobilidade urbana no Brasil poderá melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Como melhorar a mobilidade urbana: conheça a SmartBus
A qualidade dos deslocamentos impacta na vida dos brasileiros. Vimos ao longo desse artigo como veículos particulares são um problema para a mobilidade urbana, e como o transporte público é uma solução.
Entre as soluções, está o incentivo do uso de frotas de ônibus para a realização de deslocamentos. Uma resposta inteligente é a SmartBus. Ela transforma a qualidade do transporte público das cidades, com segurança, inteligência e eficiência.
Esta solução é um software completo que integra todas as informações para que você tenha o total controle operacional da frota. Ou seja, é mais que um simples aplicativo: é uma plataforma facilitadora na tomada de decisão, na redução de custos e na centralização de informações.
Os recursos incluem opções para melhorar a gestão, a eficiência do serviço e a satisfação dos passageiros:
- Gestão de frotas de lotes;
- Solicitação de viagens;
- Real time;
- Informações de acessibilidade;
- Monitoramento da frota;
- Relatório de quilometragem;
- Relatório de tempo previsto e realizado.
Invista em soluções que melhoram a mobilidade urbana, são atrativas para a população e melhoram a sua gestão. Com a SmartBus você garante maior controle operacional da organização.
Clique aqui e conheça como o software transforma sua frota de maneira inteligente, eficiente e rentável para impulsionar a mobilidade urbana brasileira.